É preciso Tomar Vitaminas Após a Cirurgia Bariátrica?

Jul 23, 2018

As cirurgias bariátricas são realizadas há mais de 50 anos, mas evoluíram com o passar dos anos, através do desenvolvimento de novas técnicas, juntamente com modificações e aperfeiçoamentos. Essa evolução tornou a cirurgia bariátrica a melhor opção para o tratamento da obesidade mórbida nos dias atuais.

As constantes inovações resultaram em diferentes tipos de cirurgias – as Cirurgias Restritivas, Disabsortivas e Mistas. Mas, independente da técnica utilizada, todas as cirurgias provocam perda de peso significativa, principalmente nos primeiros seis meses após a cirurgia, e sustentada, pois após 18 a 24 meses, aproximadamente, o peso tende a estabilizar. Dessa forma, em relação aos impactos gerados pela intervenção cirúrgica, muitas dúvidas surgem para quem irá fazer a Cirurgia Bariátrica ou tem interesse em realizá-la.

E uma das maiores dúvidas a respeito da Cirurgia Bariátrica é em relação à reposição de vitaminas e nutrientes após a operação. Afinal, é preciso tomar vitaminas após a Cirurgia Bariátrica?

É preciso Tomar Vitaminas Após a Cirurgia Bariátrica?

A resposta para essa pergunta é sim, todos os pacientes submetidos à Cirurgia Bariátrica necessitam de uma reposição específica de vitaminas e outros nutrientes no pós-operatório.

Isso acontece por diversas razões, mas principalmente pela redução do tamanho estômago, que leva ao menor consumo de alimentos, e pelo desvio que pode ser feito no intestino, reduzindo a capacidade de absorção das vitaminas necessárias e ingeridas através dos diferentes alimentos.

Deste modo, podemos atribui a necessidade de suplementação de vitaminas a dois fatores principais:

  • A baixa ingestão de alimentos e
  • A redução da absorção de nutrientes.

A suplementação de Vitaminas Após a Cirurgia Bariátrica é necessária independentemente do tipo de cirurgia realizada. Caso você ainda não saiba, veja resumidamente cada um dos tipos de cirurgia bariátrica:

  • CIRURGIAS RESTRITIVAS: neste tipo de cirurgia é realizada uma diminuição da capacidade de armazenamento do estômago, provocando uma redução na quantidade de alimentos ingeridos. Exemplo: gastrectomia vertical
  • CIRURGIAS DISABSORTIVAS: consistem em técnicas que alteram pouco a quantidade de alimento ingerida pelo paciente, porém diminuem de forma drástica a absorção dos nutrientes. Nestes casos a necessidade de reposição de vitaminas é ainda maior. Exemplo: Duodenal switch
  • CIRURGIAS MISTAS: aqui, além da redução no estômago, é feito um pequeno desvio no intestino delgado, diminuindo a saciedade do paciente e alterando (em menor intensidade) sua capacidade de absorver vitaminas e nutrientes. Exemplo: bypass gástrico

Muitos médicos equivocam-se ao dizer que os pacientes submetidos à Cirurgias Restritivas não necessitam dessa reposição. Isso não é verdade. Esses pacientes também precisam ingerir vitaminas, porém em quantidade menor em relação aos demais.

Como saber quais Vitaminas Após a Cirurgia Bariátrica terei que tomar?

Através do acompanhamento regular com o médico e a equipe multidisciplinar é possível detectar eventuais carências de vitaminas e nutrientes. Isso é feito através de exames clínicos e laboratoriais. Eles indicam qual a reposição mais adequada para cada paciente e por quanto tempo ela deverá ser feita.

Por isso, com os exames periódicos, a equipe irá acompanhar os níveis de nutrientes. Como o ferro, cálcio, vitaminas e indicar a quantidade a ser ingerida. Muitas deficiências somente se revelam após um longo tempo da realização da cirurgia. Daí a importância de um acompanhamento mesmo no longo prazo.

Sendo assim, é preciso o comprometimento do paciente com relação à suplementação. Isso é preciso para que sejam evitadas doenças decorrentes da carência de vitaminas. Por fim, vale lembrar que uma boa alimentação, equilibrada e controlada, rica em diversos minerais e vitaminas é fundamental. Isso ajuda a ter um bom resultado após a Cirurgia Bariátrica. Gostou desse artigo sobre Vitaminas Após a Cirurgia Bariátrica? Deixe o seu comentário!

Fale Conosco no WhatsApp!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Cirurgia bariátrica em São Paulo
By Cirurgia Bariátrica Convênio 15 Mar, 2024
Descubra a excelência em cirurgia bariátrica em São Paulo com nossa equipe de especialistas da Cirurgia Bariátrica Convênio.
pós bariátrica depoimentos
By Cirurgia Bariátrica Convênio 15 Mar, 2024
Descubra uma história inspiradora da transformação e desafios enfrentados por uma paciente bariátrica. Leia mais.
obesidade e fertilidade
By Cirurgia Bariátrica Convênio 15 Mar, 2024
Saiba como a obesidade influencia a fertilidade e a saúde reprodutiva, e conheça estratégias para melhorar as chances de concepção.
compulsão alimentar
By Cirurgia Bariátrica Convênio 15 Mar, 2024
Descubra estratégias eficazes para controlar a compulsão alimentar, compreendendo como manter uma relação saudável com a comida.
balão intragástrico Deglutível
By Cirurgia Bariátrica Convênio 15 Mar, 2024
Descubra como o balão intragástrico deglutível pode ser a chave para sua jornada de perda de peso. Saiba mais sobre o procedimento, benefícios e resultados esperados.
Mitos e verdades sobre os alimentos
By Cirurgia Bariátrica Convênio 16 Feb, 2024
Conheça alguns mitos e verdades sobre os alimentos. Será que os carboidratos são sempre os vilões nas dietas? Continue a leitura para saber mais.
Vencendo a obesidade
By Cirurgia Bariátrica Convênio 16 Feb, 2024
Descubra como a cirurgia bariátrica pode ser um passo decisivo no caminho para vencer a obesidade. Continue a leitura.
perda de peso com jejum intermitente
By Cirurgia Bariátrica Convênio 16 Feb, 2024
A perda de peso com jejum intermitente é uma estratégia eficaz? Venha saber mais sobre esse método.
Saúde mental pós-bariátrica
By Cirurgia Bariátrica Convênio 16 Feb, 2024
Descubra a importância da saúde mental pós-bariátrica. Este artigo abrange desde acompanhamento psicológico até adaptação à nova imagem corporal, destacando a interligação entre bem-estar emocional e físico.
Tipos de Cirurgia Bariátrica
14 Dec, 2023
As cirurgias bariátricas são classificadas de acordo com o mecanismo de funcionamento. Nesse sentido, existem três tipos de procedimentos.
More Posts
Share by: